sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Roda



Descrição do Movimento: Elemento básico de solo que representa uma passagem pelo apoio invertido, lançando alternadamente as pernas. Consiste em, iniciando na posição de pé com a perna à frente da outra, flexionar o tronco à frente com os braços elevados e estendidos, alinhados ao tronco, cabeça também no alimento do tronco. Quando as mãos estiverem quase tocando o solo, a ginasta realizará um quarto de giro em rotação lateral com o tronco, abordando o solo com uma das mãos e depois a outra no plano sagital. Lança então a perna que estiver atrás para o alto, passando lateralmente em apoio invertido, mantendo os joelho em extensão e pés em ponta, com afastamento máximo das pernas, até retornar à posição em pé. 
 Apoio: O executante, deverá realizar a roda no solo com auxílio do professor nos quadris, facilitando assim a verticalização do corpo. A mão mais próxima do professor coloca-se no quadril do lado mais próximo do executante.

Sugestão de atividade para o aprendizado: Pedir para que os alunos façam uma roda na parede, ou seja, realizar uma parada de mãos na parede e brinca de descer as pernas ora para o lado direito, ora para o lado esquerdo. Depois pedir para que se organizem em dupla. Um realizará a roda enquanto o outra dará o apoio.





 
Apoio na atividade: Durante o movimento, o parceiro estará atrás do colega, com a mão tocando a lateral do quadril. O executor, em pé colocará seu pé de apoio à frente, apoiará a mão dominante, depois fará uma roda com as pernas apoiando a outra mão e desenhando um “X” na posição invertida.  Mantendo-se nesta posição com o apoio do companheiro, o aluno seguirá o movimento, deixando o corpo concluir a roda e saindo em pé novamente.
 A roda pode ser iniciada com o aluno passando pela fase de posição invertida em cima de um plinto colocado de forma transversal. O movimento tem seu início e término fora do plinto. O professor deverá diminuir a altura do mesmo até o contato com o solo.



5 comentários: