MOVIMENTO - Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexionar os
joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura
dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente, flexionar a
cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as
pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os
joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360
graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para
frente, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de
pé, com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.
APOIOS
- Em caso de haver apoio do alto da cabeça no solo (e não a nuca) ao rolar, há
risco de haver uma torção no pescoço, o que pode ser evitado ajudando-se o
executante a manter o queixo junto ao peito, segurando a cabeça pela nuca
empurrando-a para baixo, enquanto se conduz a realização do rolamento pela
parte posterior da coxa, com a outra mão, no sentido do giro.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA APRENDIZAGEM
-
Sentar-se na borda de um colchão ou no gramado, com as pernas flexionadas,
abraçando-as com os dois braços. Mantendo as costas arredondadas, deixar-se
cair para trás, mantendo a postura descrita anteriomente, e balançar sobre as
costas, tal e qual um “mata-borrão”. Após sucessivos balanços, sentar-se
novamente de forma contínua. Este exercício pode ser feito,
dentre outras, com as seguinte variações: 1- terminando na posição de pé,
tentando levantar-se sem o auxílio das mãos; 2 - pedir aos alunos que corram
livremente e, ao sinal, deitem-se em decúbito dorsal, abracem as pernas e
balancem-se algumas vezes sobre as costas arredondadas. Ao segundo sinal,
deverão correr novamente.
- Após prepararmos um banco sueco, onde em uma
de suas extremidades é colocado um colchão, ou mesmo superfície gramada plana,
pedir aos alunos que desloquem-se em quadrupedia (engatinhando) sobre o banco e, ao chegar à sua extremidade,
apoiem as mãos no colchão, flexionem a cabeça à frente e rolem sobre as costas. Caso não se disponha de um banco sueco, esta atividade poderá ser
realizada em duplas, onde um aluno apoia as mãos no solo e estende as pernas
atrás, ligeiramente afastadas, outro aluno, posicionado entre as pernas do
primeiro, segura-lhe por debaixo dos joelhos, tal e qual um “carrinho de mão”.
Após primeiro aluno dar alguns passos com as mãos, deverá flexionar a cabeça,
encostando o queixo no peito, e rolar sobre as costas, na grama ou no colchão.
-
Preparar um plano inclinado, mas não muito, que poderá ser feito com uma tábua
apoiada em um degrau, ou banco sueco, colocando um colchão fino sobre o mesmo.
Pedir aos alunos que executem um rolamento de cima para baixo, sobre as costas,
tomando o cuidado sempre de colocar o queixo encostado no peito. Finalizar de
pé, levantando-se sem o auxílio das mãos. Aquelas crianças que não
conseguirem se levantar sozinhas, podem contar com a ajuda de um companheiro,
que lhe dará as mãos no final do rolamento, ajudando-a a se levantar sem tocar
o solo.
- Deslocar-se em quadrupedia
alta em terreno plano gramado, e ao chegar em um colchão ou local
pré-determinado, realizar um rolamento apoiando as mãos e nuca em desenho feito
no colchão ou grama, com a silhueta correspondente.
-
Rolamento de frente grupado na grama ou no colchão, terminando de pé sem o
apoio das mãos no solo no final, para ajudar a criança levantar-se. Esta ajuda
deverá ser feita por outra pessoa (professor ou aluno), que ficará de frente
para o executante, de modo que quando este termine o rolamento, possa dar as
mãos para o ajudante, conforme FIG. 6, tendo, assim, maior facilidade para
levantar-se.
REFERÊNCIA
- http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm
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